segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Primeiro Triciclo Construído no Brasil é de São Lourenço

Pioneirismo em São Lourenço


Edinho e Leo com o triciclo pelas estradas.

Fomos conhecer Edinho e Leo para sabermos um pouco das histórias desses dois amigos.
Nos anos 70, essa dupla apaixonada por motos, inspirada em fotos de revistas e filmes da época,resolveram inovar o automobilismo nacional. Foi assim que criaram o primeiro triciclo do Brasil. Com a frente de uma moto Indian, que tinha apenas molas na base superior da suspenção dianteira, possibilitando assim o seu alongamento, começaram o trabalho que resultaria em um veículo automotor jamais visto nas ruas do nosso país. Desenvolveram um guidão que fosse adequado a posição de pilotagem, conseguiram um chassi e motor de fusca em um ferro velho, rodas e todo o restante para começar a execução desse audacioso projeto. Foram meses até a realização desse sonho, até que em 1972 o triciclo estava pronto para rodar.
Edinho nos conta que em Minas Gerais era muito difícil de emplacar veículos assim, mesmo os famosos bugres eram emplacados no Rio de Janeiro ou em São Paulo, sendo assim foram para São Paulo para regularizar a situação do triciclo.
Com muito orgulho, eles nos relatam que era a sensação do momento, pois ninguém nunca havia visto nada Igual pelas ruas e rodovias.


Inventores do brinquedo de adulto, Edinho e Leo

Por onde paravam, todos queriam ver de perto o invento, inclusive a polícia rodoviária os parava na estrada e pediam para serem fotografados montados naquela máquina diferente. Chegaram a fazer parte de uma matéria publicada pela revista Pais & Filhos cujo título era: "Quem tem raiva não é livre" que falavra sobre o comportamento dos jovens dos anos 70.
Entretanto, nem todos gostaram da inveção, o delegao da cidade na época, proíbiu a circulação do triciclo em São Lourenço. Isso não os desanimou, pegaram a estrada e foram mostrar seu trabalho no Rio, São Paulo e Belo Horizonte e outras cidades. Por onde passavam paravam o trânsito. Todos ficavam encantados com a novidade.
Finalmente o delegado foi transferido para outro município, e com a ajuda de um advogado local conseguiram a liberação para transitar pela cidade. "Construímos o triciclo para curtimos em nossa cidade, viajamos com ele para todo lado sem problemas, mas não podiamos andar aqui, isso nos entristecia." Confessa Leo, com um pouco de indignação.
Infelizmente a alegria durou pouco e eles não puderam transitar com o triciclo em Sao Lourenço, por muito tempo. Decepcionados com a nova decisão, resolveram aceitar a oferta do morador de Varginha, que circula livremente com o invento até os dias de hoje.


Foto de 2008, o atual proprietário fez algumas modificações no projeto original


Foto atual do triciclo: a Esposa, Gafanhoto (o atual Proprietário) e o Irmão Gilberto.

Matéria publicada em um jornal local em São Lourenço, e gentilmente enviada pelo Irmão Bruno (Coordenador da Facção São Lourenço-MCBDA).
Foto colorida gentilmente enviada pelo Irmão Nonato – Caconde,SP